11 outubro 2006

Vitória em França contra o campeão Francês

Este foi um daqueles jogos em que o Mário Palma espremia até aos limites a capacidade física dos jogadores mais importantes. Utilizou 6 jogadores no jogo, sendo o 6º jogador o Carlos Seixas, utilizado apenas durante 10 minutos.
Este jogo contra o Pau Orthez foi em 1994, naquela que terá sido a melhor época europeia do Benfica. Foram 5 triunfos na "champions league" do basquetebol europeu.
Vencemos por 8 (72-80).
Resumo estatístico:
Lisboa: 24pts, 7r, 4ast
Jacques: 21pts, 6r
Pedro Miguel: 12pts, 4ast
Mike: 12pts, 5r
Guimarães: 11pts, 8r, 3ast

Nesta foto podemos ver o Pedro Miguel a fazer uma assistência sob o olhar atento do Mike Plowden.
O Mike merece muitos posts, mas neste momento faço somente uma breve referência. As estatísticas no basket ajudam a perceber o que se passa nos jogos mas não nos dizem tudo. Para além de ser um alicerce fortíssimo do espírito de grupo reinante, o Mike era um exímio defensor, daqueles que quando agarrava um adversário nem sequer o deixava respirar. Esta acção tão importante do jogo não aparece nas estatísticas. O Mike foi 10 vezes mais importante do que é demonstrado pelas estatísticas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico Post de uma vitória que já não me lembrava. Nessa epoca com mais condições a nivel de banco teriamos certamente chegado á final 4 da champions foi uma carreira notavel.
Quanto ao Mike sempre foi para mim um dos melhores e mais importantes jogadores da equipa, quer pela qualidade, quer pelo bom balneário que fazia.
Tinha tudo e talvez fosse o melhor poste que passou (até aquela altura) no basket português.

P.S- Para além disso ficou um autentico fanatico benfiquista na antiga catedral lembro-me de o ver (num lugar proximo do meu cativo) a sofrer que nem um louco, vibrava com golos e tudo ou seja fazia aquilo que era habitual dentro de campo.

O GLORIOSO

João Tomaz disse...

O Mike merece todos os elogios que lhe forem dados. Grande jogador, enorme homem.

Anónimo disse...

Caro Benfiquista,

Precisamos da sua ajuda para construir o novo canal de televisão, o Benfica TV. Estamos a produzir uma série documental sobre a história do Benfica, portanto queremos contactar benfiquistas que enriqueçam o nosso trabalho. Procuramos aquelas raridades que estão esquecidas numa gaveta ou religiosamente guardadas no baú de casa. Estamos interessados em fotos antigas, slides, cadernetas, cromos, recortes de jornal, postais, publicações históricas, filmes feitos em formatos antigos (super8, VHS, Hi8, Beta) que ilustrem a grandiosa história do nosso clube.
Queremos falar com pessoas que se dediquem a coleccionar objectos do Glorioso.

Procuramos coleccionadores de autógrafos e bilhetes de jogos, bolas, chuteiras e todo o tipo de objectos relacionados com o clube e com a sua história.

Queremos falar com benfiquistas que tenham boas histórias para contar sobre o Glorioso. Queremos ouvir-vos. Podem ser relatos divertidos ou dramáticos, histórias simples ou mesmo curiosas coincidências que deixam qualquer benfiquista boquiaberto.
Tudo em prol da maior série documental jamais realizada sobre o Glorioso.

Certos da vossa colaboração, ficamos a aguardar notícias da vossa parte. Escrevam-nos para catarinapalma@iniziomedia.pt .
Quem melhor do que os próprios benfiquistas para abrir o livro das gloriosas memórias do clube?
Para já a bola está do vosso lado.

Saudações Benfiquistas,