26 outubro 2006

Fisicamente também era perfeito

Para além das qualidades técnicas extraordinárias, da mentalidade hiper competitiva e da personalidade fortíssima, o Carlos era também um óptimo jogador do ponto de vista físico.
Nesta fotografia podemos ver a sua capacidade de impulsão. Segundo o Lisboa, essa capacidade foi adquirida em horas intermináveis a saltar bancadas de um estádio de futebol.
A sua velocidade também era notável. Quando era feito o exercício "suicídio"* era ele quem normalmente chegava à frente. Lembro-me que o Emanuel Madaleno conseguia-lhe ganhar de vez em quando mas nunca com facilidade pois o seu espírito competitivo não aparecia apenas nos jogos, mas em tudo.
Da velocidade de execução nem vale a pena falar. Penso que foi o Obradovic, famoso treinador de equipas como o Real Madrid e outras do topo do basquetebol europeu, quem disse que o Carlos era o jogador com um lançamento mais rápido que já havia visto. Era de facto impressionante!
A juntar a estas qualidades, tinha ainda a particularidade de recuperar de lesões em tempos recordes.
Não faço a menor ideia em que jogo é que esta fotografia foi tirada mas pelo equipamento, terá sido em 1987 ou 1988.



* Exercício que consistem em sprintar da linha final - linha de lance livre - linha final - meio campo - linha final - outra linha de lance livre - linha final - outra linha final.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sem duvida!
Só não fazia mais afundanços porque não era o seu estilo.
Lembras-te do afundanço contra o Real Madrid em Portugal, daquela vez que nos gamaram o jogo no ultimo segundo?

clearedfortakeoff

João Tomaz disse...

Lembro-me que aconteceu mas não tenho a imagem presente.
Uma vez realizou-se um torneio na Luz com equipas estrangeiras e houve campeonato de afundanços... Vencedor: Carlos Lisboa!

nemadz disse...

Gosto muito deste teu blog...
Uma homenagem justissima ao basket do benfica e nacional. tive a sorte de ter sido praticante da modalidade nessa altura, e apesar de benfiquista, joguei muitas vezes nesse pavilhão de verde e branco. Conheci o Carlos através do sobrinho, devo dizer que até na futebolada de 5 ele é competitivo.

João Tomaz disse...

Muito competitivo... Também joguei basket mas no Benfica... talvez tenhamos jogado um contra o outro.

nemadz disse...

Sou de 1979, portanto é uma questão de se ver isso. Lembro de um gajo na equipa do Benfica A que se chamava Garret e de um que era Chinoca (muito porreiro) e do João Manuel que penava no Benfica B e que contra nós levava grandes sovas.
Contra o Benfica A, tivemos (Sporting B) um apuramento muito renhido, perdendo por 6 na luz e ganhando em casa por 5...
No ano da subida aos A's aquilo fecho e fomos todos para a TAP e mais tarde para a Telecom

João Tomaz disse...

Eu sou de 77. Joguei com o Garrett e com o João Manuel nos Cadetes. O chinoca era o André Chen.