20 agosto 2006

O terror dos aros

O afundanço que mais gostei de ver até hoje foi do Jean-Jacques em Badalona na famosa vitória do Benfica em casa dos campeões europeus em título. A bola estava perdida no chão e o jacques agarra a bola e ainda agachado salta, afunda com adversários pendurados nele e puxa o aro para baixo até aos limites que a física permite.
Um dos outros grandes momentos de basquetebol que este senhor foi protagonista aconteceu no pavilhão de Almada. Depois de um espectacular afundanço na cara do Dominique Wilkins há um rápido contra-ataque do panathinaikos. O Dominique, irritado por ter levado com um afundanço na cara, tentou fazer o mesmo ao jacques, só que o nosso Jean-Jacques não estava para isso e dá-lhe aquele que terá sido o abafo mais humilhante da sua carreira. É verdade, o inventor do tomahawk, um dos melhores marcadores de pontos de sempre e mega-estrela da NBA, foi humilhantemente abafado no Feijó...
A foto que acompanha este post é de um jogo disputado em 1994 contra os italianos do Clear Cantu no pavilhão da Luz, no qual, o Benfica voltou a mostrar que era uma boa equipa na Europa vencendo por 19 pontos com 26 do Lisboa e 17 do Jacques e do Guimarães. Destaque ainda para os 8 roubos de bola efectuados pelo Lisboa. Deve ter sido a única vez na sua carreira que roubou mais bolas do que encestou triplos...

7 comentários:

Anónimo disse...

"Deve ter sido a única vez na sua carreira que roubou mais bolas do que encestou triplos..."

Ou então não...

Cleared For Take Off disse...

GRANDE BLOG!!!


O Slb ganhou o jogo ao pana, que nesse ano ganhou a Euroliga!!
E o afundanço do JJ na tromba do Nique foi a jogada do ano na Europa.

Sou sportinguista, mas em basket sou do slb.

Abraço e parabéns por este espaço

João Tomaz disse...

Hugo: Estou convencido que sim...
Clearedfortakeoff: Conheço alguns assim...

Anónimo disse...

Este é o grande Jean Jacques. Com todo mérito ele é hoje Vice presidente da Federação Angolana de Basquete. Que saudades!!!

raml disse...

boa noite, num acaso vim aqui ter a este site. tambem tenho muitas saudades da grande equipa de basquet que o glorioso teve, lembro-me de todos estes jogadores. tenho muitas saudades de os ver jogar. tambem e mais recentemente houve um jogador noruegues que passou pelo benfica, muito bom e com grande espirito benfiquista, alguem sabe o nome dele?

João Tomaz disse...

Tor Brynn
http://pelicanosaudade.blogspot.pt/2006/09/o-bacalhau.html

raml disse...

obrigado