17 agosto 2006

O primeiro campeonato da era Lisboa

Quando se vence 10 campeonatos em 11 temporadas é natural que poucos se lembrem do primeiro. Não tenho bem presente na minha memória como decorreu esta época nos já longínquos anos de 1984 e 1985 mas lembro-me de várias coisas.
Estávamos numa altura em que as equipas tinham apenas um estrangeiro. O estrangeiro do Benfica era José Carlos Guimarães. Foi também a época de estreia do Carlos Lisboa no basquetebol sénior do Benfica. Digo sénior porque o Carlos teve uma tentativa frustrada alguns anos antes nos cadetes... Passados uns anos, o treinador que não o quis na altura deve ter pensado "Não percebo nada disto".
Nesta foto reconheço ainda o capitão José Luís, o grande Henrique Vieira e outros jogadores com maior ou menor destaque como o Fernando Marques, Jorge Barbosa ou o Nuno Barreto.
A equipa técnica era constituída pelo José Curado e pelo Evaldo Poli e se a memória não me falha, o campeonato foi ganho após uma vitória surpreendente no pavilhão das antas.
Uma curiosidade desta foto é o facto da camisola 7 não estar vestida pelo Carlos Lisboa, mas desenganem-se aqueles que pensem que ele não envergava a camisola 7. Ele está de tronco nu e quem a veste é um seu familiar que se juntou aos festejos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola descobri agora este site...
O meu pai é o jorge barbosa.. e eu ainda me lembro de ir ver muitos jogos deles..
lebro-me do carlos lisboa jean jacques, Henrique vieira, guimaraes, silvestre e de muitos outros que de vez enquando ainda vão dando noticias ao meu pai..
realmente nessa altura é que se jogava basquet, dava gozo ver e jogar o que não quer dizer que agora não dê gozo jogar..porqu eu tambem jogo.
e cOmO devem saber aqui em casa o desporto rei é mesmo o basquet , fala-se desses grandes nomes que estiveram ou ainda estão ligados ao basquet de alguma maneira