20 abril 2009

Que vos sirva de inspiração...

Ainda é cedo para deitar foguetes mas, até ao momento, o Benfica está a ter um desempenho extraordinário no campeonato de basqutebol. São 29 vitórias em 29 jogos a fazer lembrar os bons velhos tempos a que este blog é dedicado.
As fotos abaixo foram-me enviadas pelo Fernando Carlos já há uns meses, poucos dias após o falecimento do meu amigo e ídolo Mike Plowden.
O Fernando foi um bom jogador que passou pelo Benfica em 1989, 90 e 91 e jogava a 2ª base, ou seja, era suplente do Lisboa. Foi 3 vezes campeão nacional. Obrigado Fernando pelas fotos.


Após três títulos consecutivos, o Benfica perdeu o campeonato para a Ovarense. Na época seguinte, já com 4 derrotas em 10 jornadas, o treinador do tri José Curado foi substituído pelo até então desconhecido, em Portugal, Tim Shea e, daí até final da época, o Benfica foi imparável. Nas 6 épocas seguintes também!
A foto foi tirada na habitual ida ao estádio em dia de futebol para apresentação do troféu aos adeptos. A taça de campeão nacional de basquetebol.
Da esq. para a dta:
Em cima: Tim Shea, Almeida, José Tomaz, Mike Plowden, João Santos, Jean Jacques, Luís Tadeu, Carl Amos, Artur Leiria, José Capristano, Fernando Carlos, Albano, Orlando.
Em baixo: Jaime Jorge, Henrique Vieira, Augusto Miranda, Marco, Amadeu Rocha, Carlos Lisboa, Carlos Freire e Emanuel Madaleno.


Nesta foto, podemos ver o Fernando Carlos em acção.


Mais uma foto de equipa antes de um jogo. Penso que é da época 1990-91 mas não tenho a certeza.
Da esq. para a dta:
Em cima: Artur Cruz, Mike Plowden, Eldridge Hudson, Artur Leiria, Jean Jacques.
Em baixo: Fernando Carlos, Henrique Vieira, Pedro Miguel, Marco e Carlos Lisboa.

16 comentários:

TC disse...

O gajo que não conheces que assinalaste com um brioso ??? parece o tahar El Kalej :)

O GLORIOSO disse...

Parabens por voltar á lides neste glorioso blog.
De facto este ano temos tudo para o regresso em grande do nosso Basket e sinceramente não espero outra coisa que seja o titulo.
Finalmente houve uma politica desportiva coerente no Basket e os resultados estão há vista. Foi optimo não participar na muribunda liga do ano passado que se via não tinha nenhum futuro, de apostar e bem na formação com um coordenador experiente e competente, de ter uma base de jogadores portugueses e outros que já estao em Portugal há varios anos que conhecem bem as equipas Portuguesas, de finalmente ser critirioso com os estrangeiros mas principalmente de ter pessoas competentes, que conhecem o Glorioso por dentro, sabem o que é ganhar, sabem o que é a mistica do clube como são o nosso Lisboa e o Henrique Vieira (fosse assim também no futebol).
Quanto a comparações acho desasustado pois são epocas diferente e apesar do record de vitorias a equipa dos 80/90 foi a melhor de sempre que houve em Portugal e será impossivel haver outra sequer parecida.
O Fernando Carlos era "bomzito" cumpria bem principalmente a nivel defensivo mas como se sabe substituir o Carlos era e será sempre impossivel.

P.S- Este ano após uns 2 anos de ausencia voltei ao Basket pela equipa, pelo Henrique, pelo Lisboa e voltei ao ouvir o velho "Cheira bem, Cheira a Lisboa", voltei a ver a entrega dos jogadores (com o Sergio Ramos em evidencia, não tivesse ele bebido a mistica dos imortais), voltei a ver a ligação aos socios, voltei a ver a união e um pouco da mistica do velhinho pavilhão Nº 1 e nos Playsoff de certeza que as enchentes vão acontecer, enfim emocionei-me um pouco com regresso dos velhos tempos.

João Tomaz disse...

Sinto precisamente o mesmo quando vou aos jogos. O basquetebol sempre foi acarinhado pelos adeptos do Benfica e basta que a equipa puxe por nós um bocadinho... esta época, para já, têm puxado, e muito!

Ricardo disse...

Bom regresso às lides do blogue benfiquista, Pelicano! :)

Sim, este ano a equipa tem puxado por nós como há muitos anos o não fazia e isso, podem crer, vai fazer com que enchamos o pavilhão até ao fim.

Quando escreveste o post, o record ia em 29 jogo. Agora já vai em 30 e logo com uma vitória sobre o Porto, não podia ser melhor!

Este ano temos tudo para voltarmos a ganhar o caneco. Finalmente.

PS- Que saudades só de ver essas fotos. Aquela mística do pavilhão antigo, a equipa fenomenal, um certo misticismo nos triplos do Lisboa. Se este ano conseguirmos recuperar um décimo desse sentimento será um ano ganho.

Abraço!

Anónimo disse...

Estimado João, gostaria de o contactar por causa de um assunto relacionado com o Jean Jacques. jprataspalma@gmail.com

Sísifo disse...

JÁ ESTÁ! JÁ ESTÁ!

CAMPEÕES! CAMPEÕES!

JOTA ENE ✔ disse...

Que saudades!!


BENFICA ... sempre

http://benficadojota.blogspot.com/

Abraço!

Unknown disse...

Estou radiante!!!

Quem diria que vinte anos depois me ia encontrar numa foto (entre Mike Plowden e Eldridge Hudson na terceira fila a contar de cima e com três raparigas ao lado!!) de uma das melhores equipas de sempre de basquetebol do Benfica.

Veio-me logo a lembrança e a saudade de ver aquela equipa onde se notava a tranquilidade de Henrique Vieira, a espectacularidade de Jean Jacques, as gentilezas do Saudoso Mike Plowden, a juventude e irreverência de Pedro Miguel e sem esquecer os momentos mágicos do melhor jogador Português de todos os tempos: CARLOS LISBOA. Até dos berros do Mário Palma me recordo como se fosse hoje!

Obrigado João por partilhares este blog dos anos gloriosos do Basquetebol do nosso Benfica.

Abraço

Luis Friaças

João Tomaz disse...

Já viste se estás em mais fotos Luís? Abraço!

Unknown disse...

Já verifiquei as outras fotos e não me vi ,eu durante vários anos assistia aos jogos quase sempre no mesmo sitio que era por cima do banco do Benfica ,era ali que se vivia as grandes emoções ‼
Abraço
Luís Friaças

Anónimo disse...

bom dia, antes de mais parabens pelo excelente blog, gostaria de apelar ao vosso conhecimento para me ajudarem numa questão:
Quais foram os treinadores de basquet do benfica desde a época de 1939/40 até a presente época??
gostaria de saber pelo menos os mais importantes ou os que foram campeões! desde já obrigado !

João Tomaz disse...

Boa tarde,

Vou recolher informação mas, desde 83, foram os seguintes:
José Curado (Campeão 3 vezes)
Tim Shea (Campeão 1 vez)
Mário Palma (Campeão 6 vezes)
Carlos Lisboa
Mário Gomes
Norberto Alves
Henrique Vieira (Campeão 2 vezes)

Anónimo disse...

Não conhecia este blog,no entanto permitiu-me revisitar um tempo único de grande glória, que já passou e que deixou muitas saudades a todos os benfiquistas.
Parece-me, não obstante o passado glorioso, que haveria espaço neste blog (os comentários existentes são a prova disso), para reflectir sobre o presente e o futuro do basquetebol no Benfica.

António disse...

Boa tarde. Não é possível eliminar a publicidade que tanto perturba este espaço?

Obrigado.

João Tomaz disse...

Eliminada!

CoelArg disse...

http://amusicadecoelarg.blogspot.com/2011/10/sporttv1-directo-e-em-portugues.html