22 novembro 2006

Supertaça, a prova menor...

Mais uma pose para fotografia, desta feita em 1995, na supertaça disputada contra o porto na Figueira da Foz. O Benfica venceu o jogo por 77-73.
Não me lembro de nada do que se passou neste jogo... Sei apenas que foi a 5ª de 7 vitórias em supertaças em 22 edições.
Da esquerda para a direita:
Cima: Jaime Jorge, Rocha, Mário Palma, Steve, Jacques, Havrilla, Alexandre Pires, Luís Silva, José Tomaz e Mário Gomes.
Baixo: Lisboa, Flávio, Baltazar, Pedro Miguel, Seixas, João Calado, Vítor Pedroso, José Esteves e Ivo.

14 novembro 2006

"Olha quem ele é..." ou "É lixado"

Com esta fotografia poderia escrever uma de duas coisas.
Ontem no pavilhão da luz no Benfica-CAB estavam 3 elementos desta equipa. Henrique Vieira, Carlos Lisboa e Emanuel Madaleno, o número 13, arma secreta para defender o Mario Ellie, ou melhor, tentar defender...
Por outro lado poderia escrever que há uma forma muito simples de saber a que época é que esta fotografia se refere. Está lá o João Seiça. Foi a única época em que não ganhámos o campeonato em 11 anos. Curiosamente, no jogo decisivo, o Seiça fez uma exibição de sonho e, caso tivéssemos vencido, seria para sempre recordado como o homem que dera o título ao Benfica nessa época.

Para onde é que ele iria?

Ninguém sabe! O mais provável seria voltar para trás e lançar um triplo embora não se possa pôr de lado a hipótese de penetração para o cesto com uma boa conclusão ou assistência.
No entanto, uma vez vi-o a driblar de um lado ao outro do campo pela linha final e a lançar e converter um triplo. Parece incrível, não parece? Ele era...

09 novembro 2006

Jean-Jacquices

Nas suas duas últimas épocas de Benfica começámos a ver com uma relativa regularidade movimentos estranhos que raramente alguém poderia adivinhar o que é que iria sair dali. Alguns atribuíram mais tarde essa postura à sua saída para o Limoges. Outros argumentaram que o Jean Jacques não gostava do Mário Palma. Eu acho que foi apenas uma fase caracterizada por alguns momentos de desconcentração...
Independentemente destes momentos, o Jean-Jacques continuou sempre a ser o jogador mais importante da equipa a seguir ao Carlos Lisboa!

03 novembro 2006

Henrique Vieira

Ingressou no Benfica em 1981 e deixou de jogar em 1992. A sua postura em campo era extraordinária, impondo-se a colegas, adversários e até aos árbitros.
Na sua última época, em que já havia perdido a titularidade para o Pedro Miguel, fez uma das mais brilhantes exibições da sua carreira, comandando a equipa numa notável recuperação nas finais dos playoffs ante a Ovarense.
Esta fotografia foi tirada na época seguinte ao abandono do Henrique Vieira como jogador ao lado da Taça de Portugal conquistada na sua última época. A seu lado está José Tomaz, provavelmente o dirigente com mais títulos na história da modalidade.